Provando os profetas
Leituras da semana: Is 8:20; Jr 18:6-10; Jn 3-4; Mt 7:20; GI 2:11-14
A Crença Fundamental número 18 afirma: "Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja remanescente e foi manifestado no ministério de E]len G. White. Como mensageira do Senhor, Seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade que proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência" (Nisto Cremos, ed. 1989, p. 290). (Veja Joel 2:28-29; At 2:14-21; Hb 1:1-3; Ap 12:17; 19:10.)
Como Deus Se comunicava com Seus profetas?
Quais são as provas bíblicas de um profeta verdadeiro?
O que é profecia condicional? Os profetas são infalíveis?
Por que cremos que eram de Deus as visões e os sonhos proféticos de Ellen G. White?
Lição 06
Sonhos e visões
Provando os Profetas
"E acontecerá, depois, que derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões" (Jl 2:28).
1. Como Deus Se comunicava com as pessoas que chamava para o ofício profético?Gn 15:1; Nm 12:6-8; Dn 7..1
Nas Escrituras, aprendemos que Deus usou principalmente sonhos e visões para Se comunicar com Seus mensageiros. Os sonhos proféticos desempenharam papel importante no remato dos patriarcas (Gn 20-41), no ministério de Daniel (Dn 1-7) e nas narrativas do nascimento de Jesus (Mt 1:20; 2:12, 19, 22). Frequentemente, são mencionadas visões nos escritos dos profetas (Is 1:1; Ez 1:1; Dn 8:1; Ob 1:1; Na 1:1) e no livro de Atos (9:10, 10:3, 11:5, 16:9, 18:9).
Frequentemente, suas visões eram dadas enquanto ela estava na presença de outros, que observavam certos fenômenos físicos - que ela não respirava, tinha força sobrenatural (ninguém podia mover seus membros), e estava inconsciente de seu ambiente. Adventistas e não adventistas testemunhavam sobre o caráter sobrenatural de suas visões. Na sessão da Conferência Geral de 1893, ].N. Loughborough disse: "Vi a irmã White em visão cerca de cinquenta vezes. Enquanto estava em visão, ela foi examinada por médicos hábeis, e temos atestados deles que declaram que os fenômenos de suas visões estão além de sua compreensão" (General Conference Daly Bulletin, 29 de janeiro de 1893).
Qual tem sido sua experiência com os escritos de Ellen White?
Como eles têm afetado sua vida espiritual?
Ponha de lado quaisquer noções preconcebidas que possa ter sobre suas obras publicadas, e simplesmente leia algumas delas. O que elas podem lhe dizer sobre a autora?
"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: : Lv 1-2-3-4"
Lição 06
Segunda–02/02/2009
De acordo com a Bíblia
Provando os Profetas
2. Qual é uma das provas mais importantes de um profeta verdadeiro? Is 8:20. Por que deve ser tão importante?
A Lei (Hb torah) é o termo bíblico usual para os escritos inspirados de Moisés (Dt 4:44, 45; 31:9); O testemunho se refere ao testemunho dos profetas (2Cr 23:11; Jo 3:32). Em outras palavras, o que o profeta diz deve se harmonizar com o que Deus já revelou. Embora profetas posteriores possam revelar pensamentos adicionais com respeito ao plano da salvação, eles não entrarão em contradição com o que Deus disse antes. A imutabilidade de Deus (Ml 3:6) está em jogo em Suas revelações à humanidade.
Por que a harmonia com a Bíblia deve ser nossa prova máxima no terreno moral, espiritual e teológico? Por que devemos ter uma autoridade final, especialmente em assuntos espirituais e teológicos?
"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: : Lv 5-6-7"
Lição 06
Terça – 03/02/2009
Profecias cumpridas
Provando os Profetas
3. Que princípio importante devemos ter em conta ao provar os profetas? Jr 18:6-10
A Prova de um profeta verdadeiro está, em parte, no cumprimento de suas predições (veja 1Sm 9:6; Jr 28:9; Lm 3:37). Ao mesmo tempo, entretanto, nem todas as predições acontecem se as pessoas envolvidas têm uma mudança de coração. É o caso conhecido como profecia condicional, e é importante entender o que é isso.
4. Estude Jonas 3 e 4. O que deve ser tomado em consideração na aplicação da prova da profecia cumprida?
Lição 06
Quarta – 04/02/2009
Confessando Jesus, o Deus-homem
Provando os profetas
5. Que assunto enfrentou ]oão em seu tempo; e qual, dizia ele, era outra característica de um profeta verdadeiro? 1Jo 4:1-2
Um dos problemas dos dias de ]oão era a questào da natureza humana de Cristo.
Ele era realmente carne e sangue, ou, como alguns ensinaram, só parecia ter corpo? Entender e confessar que Jesus era verdadeiramente humano se tornou tão importante para João que ele declarou ser essa uma prova do profeta verdadeiro.
6. Por que é tão importante que os profetas verdadeiros exaltem Jesus Cristo?
At 4:12"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: : Lv 11-12"
Lição 06
Quinta – 05/02/2009
A prova do pomar
Provando os Profetas
7. Como podem ser identificados os profetas verdadeiros? Mt 7:20
O contexto desta declaração é a advertência de Jesus aos discípulos para que se precavessem dos falsos profetas (Mt 7:15). Jesus aplicou à vida dos profetas o princípio: uma boa árvore produz frutos bons. Que tipo de fruto eles dão? Que influência seus ensinos têm sobre os outros?
8. O que estes textos nos dizem sobre as falhas de caráter de alguns daqueles que tinham o dom profético? Gn 12:12, 13; Jn 1:1-3; At 15:36-39; Gl 2:11-14
Quais são as grandes vantagens de ter o dom profético manifesto entre nós? Que desafio potencial isso traz?
Lição 06
Estudo adicional
Provando os Profetas
Ellen G. White: Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 338, 339: "Os Profetas da Bíblia Escreveram Para o Nosso Tempo”.
"Segundo me foi apresentado o assunto, o período da ministração de Cristo parecia quase completo. Sou eu acusada de falsidade porque o tempo tem continuado mais do que meu testemunho parecia indicar? Que diremos, então, dos testemunhos de Cristo a Seus discípulos? Estavam eles enganados? Paulo escreveu aos coríntios: “Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se as não tivessem; e os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem’. 1 Co 7:29, 30" (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 67).
Perguntas para consideração
1. Por que alguns adventistas do sétimo dia perderam a confiança no ministério profético de Ellen White?
Parte do problema pode ser a maneira de seu trabalho ser apresentado?
Comente.
2. Alguns usam os escritos de Ellen White como autoridade final em cada ponto.
Por que não se deve fazer assim?
Que grandes perigos essa atitude representa para nossa igreja?
De que formas esse dom maravilhoso foi, e ainda é, mal-empregado na igreja?
Quais foram alguns dos resultados?
Respostas sugestivas:
Pergunta 1: Em visões, em sonhos e até em comunicações diretas à mente do profeta.
Pergunta 2: Sua subordinação à verdade já anteriormente revelada.
Pergunto3:0 cumprimento de suas predições.
Pergunto 4: Que algumas ou muras profecias são condicionais e, por isso, nem todas se cumprem.
Pergunta 5: Muitos afirmavam que Jesus Cristo viera ao mundo em apar6ncia humana mas, de fato, não fora assim. Todo profeta exalta Jesus Cristo como o centro de sua mensagem.
Pergunta 6: Porque só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Pergunta 7: Os frutos do ministério profético serão vistos na vida do mensageiro e na dos que aceitam sua mensagem.
Pergunta 8: Eles eram seres humanos sujeitos a falhas, como qualquer pessoa, mas dedicados em servir a Deus da melhor maneira que podiam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário