Leia Ellen G. White, Patriarcas e Profetas,p. 145-155: “A Prova da Fé”; p. 241-256: “Moisés”.
Durante sua permanência no Egito, Abraão deu prova de que não estava livre de fraqueza e imperfeição humana. Ocultando o fato de que Sara era sua esposa, evidenciou desconfiança no cuidado divino, falta daquela fé e coragem sublime tão frequente e nobremente exemplificada em sua vida” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 130).
“Moisés fora instruído com relação à recompensa final a ser dada aos humildes e obedientes servos de Deus, e as vantagens mundanas tombaram na insignificância que lhes é própria em comparação com aquela recompensa. O palácio luxuoso de Faraó e seu trono foram apresentados como um engano a Moisés; sabia ele, porém, que os prazeres pecaminosos que fazem os homens se esquecerem de Deus achavam-se nos palácios senhoriais. Ele olhava para além do magnífico palácio, para além da coroa do rei, para as altas honras que serão conferidas aos santos do Altíssimo, em um reino incontaminado pelo pecado. Viu pela fé uma coroa incorruptível que o Rei do Céu colocaria sobre a fronte do vencedor” (Ellen G. White, Vidas que Falam [Meditações Matinais, 1971], p. 81).
“A glória refletida no semblante de Moisés ilustra as bênçãos a serem recebidas, pela mediação de Cristo, pelo povo que guarda os mandamentos de Deus. Testifica de que, quanto mais íntima for nossa união com Deus e mais claro o nosso conhecimento de Suas ordens, tanto mais plenamente nos adaptaremos à divina imagem, e mais facilmente nos tornaremos participantes da natureza divina” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 330).
Perguntas para consideração
1. Comente algumas das falhas de caráter encontradas em vários profetas e apóstolos da Bíblia. Que esperança você pode tirar dessas falhas para si mesmo? Ao mesmo tempo, quais são as boas características de muitas dessas pessoas? Que esperança e promessas você também pode encontrar nelas?
2. Que dizer de alguns dos denominados “profetas” de hoje, que fazem todos os tipos de predições, muitas das quais são reportadas nos jornais locais?
Respostas sugestivas:
Pergunta 1: O profeta era um ser humano semelhante a todos os outros, mas escolhido por Deus para ser Seu mensageiro.
Pergunta 2: Moisés sentia-se incapaz para a tarefa, mostrando até alguma incredulidade e obstinação. Mas Deus o capacitou, dando-lhe mensagens a transmitir.
Pergunta 3: Miriã, Débora, Hulda.
Pergunta 4: Baraque temeu ir à batalha a não ser em companhia da profetisa.
Pergunta 5: Zacarias. Ágabo, Barnabé, Saulo, Simeão, Lúcio, Manaém, João Batista e João Evangelista.
Pergunta 6: Foi o maior profeta por haver anunciado o maior acontecimento, a manifestação do Messias. O menor é maior que ele por haver testemunhado o resultado palpável do ministério de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário