Sábado à tarde 10/01/2009
Lição 03
VERSO PARA MEMORIZAR: “Os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (1 Coríntios 12:4-6).
Leituras da semana: At 2:1-11; Rm 12:6-8; 1Co 1:6, 7; 13:9; Ef 4:11; 2Ts 2:9-10.
Os adventistas do sétimo dia creem na existência dos dons espirituais. De toda maneira, não estamos sozinhos. Muitas igrejas carismáticas e pentecostais afirmam ver em seu meio a manifestação dos dons espirituais. No passado, alguns desses dons incluíam pessoas na igreja fazendo ruídos como de animais (leões, burros, cachorros e até galinhas!), e também o pronunciamento de prognósticos e profecias, como quando foi profetizado que Deus explodiu o ônibus espacial Challenger a fim de ensinar à América uma lição porque havia uma professora de escola pública a bordo (Aparentemente, alguém cria que Deus não gosta de professoras públicas).
Como adventistas do sétimo dia, cremos nos dons do Espírito, inclusive a profecia, mas cremos também que tudo deve ser provado pela Palavra de Deus. Nesta semana, usando a Palavra, vamos examinar mais detidamente alguns destes dons.
Prévia da semana: Qual é o propósito dos dons espirituais? Como eles se manifestam? Que dizer do dom de línguas? O que a Bíblia ensina sobre os falsos dons?
"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Gn 31, 32, 33 "
Domingo 11/01/2009
Dons espirituais
Dons Espirituais e Profecias
“E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres” (Ef 4:11).
Os dons espirituais (em grego charismata) são conhecidos como espirituais porque se originam com o Espírito Santo, que os reparte a cada um de acordo com Sua vontade (1Co 12:11). Além disso, o Espírito Santo é dado aos cristãos para que possam entender e apreciar esses dons (1Co 2:10-13).
1. Paulo fornece quatro listas de dons espirituais (Rm 12:6-8; 1Co 12:8-10, 28-30; Ef 4:11, 12). Qual é o propósito dos dons espirituais? Por que eles são dados?
De acordo com o Novo Testamento, os dons espirituais são dados para a conclusão da missão confiada à Igreja. Isso inclui a nutrição e edificação da igreja, bem como a proclamação do evangelho ao mundo. A existência desses dons deve servir como lembrança constante de nossa absoluta dependência do Senhor para o cumprimento da tarefa que Ele nos chamou a fazer.
Nos evangelhos, sabemos que os apóstolos tinham dons espirituais mesmo antes do Pentecostes. Em Lucas 9:1 lemos que Jesus “deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas”, e em Mateus 10:8 Ele lhes ordenou: “Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios”. Então, no Pentecostes, eles foram cheios do Espírito Santo e falaram em línguas (At 2:1-4). Isso parece indicar que é possível receber mais de um batismo do Espírito Santo.
"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Gn 34, 35, 36"
Segunda-Feira 12/01/2009
Permanência dos dons espirituais
Dons Espirituais e Profecias
Nestes dias, encontramos duas posições entre os cristãos com respeito à duração dos dons espirituais. Alguns creem que os dons edificantes, como conhecimento, sabedoria, ensino, exortação, fé e misericórdia, são dons permanentes, mas que dons de sinais, como profecia, curas, línguas e milagres deixaram de existir com a morte dos apóstolos. Os defensores dessa posição afirmam:
“Os dons de sinais tiveram um propósito sem igual: dar credenciais aos apóstolos, isto é, permitir que as pessoas soubessem que todos esses homens falavam a verdade de Deus. Uma vez que a Palavra de Deus foi escrita, os dons de sinais não mais eram necessários e cessaram.” (John F. MacArthur, Jr., Charismatic Chaos, p. 199). Outros cristãos creem que todos os dons espirituais estarão presentes na igreja até que o Senhor venha.
2. O que os textos a seguir dizem sobre a permanência dos dons espirituais? 1Co 1:6, 7; 13:9- 10; Ef 4:11-13.
De acordo com Paulo, os dons espirituais (charismata), estarão na igreja até que Jesus venha, mas significa isso que todos os dons estarão presentes todo o tempo?
O Pai da Igreja, Irineu (120-195 d.C.), escreveu sobre a presença e operação dos dons espirituais mesmo em seus dias. Assim, de acordo com Irineu, os dons espirituais ainda estavam em evidência no fim do segundo século d.C.
Nos dois séculos seguintes, porém, a igreja sofreu uma séria deterioração espiritual e teológica, e os dons espirituais em geral desapareceram. Durante o tempo da Reforma, começando com John Wycliffe, na Inglaterra, Deus usou os reformadores para restabelecer a verdade abandonada, e eles certamente tiveram os dons do conhecimento, sabedoria e ensino. Nenhum dos principais reformadores, entretanto, afirmou ter o dom profético. Esse dom em particular, de acordo com Apocalipse 12:17, deveria ser manifestado novamente sobre a Igreja no tempo do fim.
Em Efésios 4:12, Paulo diz que aqueles dons espirituais foram dados “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do Seu serviço”. A que tipo de aperfeiçoamento Paulo está se referindo, e como você vê isso acontecer na igreja hoje?
"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Gn 37, 38, 39 "
Terça-Feira 13/01/2009
Dons falsos
Dons Espirituais e Profecias
3. O que a Bíblia ensina sobre falsos dons e sua origem? Mt 7:22, 23; 2Ts 2:9, 10; Ap 16:13-14
Pelo poder de Deus, Moisés e Arão, colocando-se diante do faraó, transformaram uma vara em uma serpente (Êx 7:10), o rio Nilo em sangue (v. 20) e fizeram com que as rãs saíssem do Nilo para cobrir a terra (Êx 8:6); mas, pelo poder de Satanás, os mágicos egípcios puderam fazer o mesmo. Porém, a partir da terceira praga em diante, os mágicos egípcios foram incapacitados por Deus para operar falsos milagres.
Isso nos ensina duas coisas: (1) Satanás pode produzir milagres parecidos com os genuínos; (2) Satanás só pode operar dentro dos limites estabelecidos por Deus.
Os falsos dons não são apenas uma perversão dos dons verdadeiros de Deus, mas podem ser manifestações semelhantes de uma fonte diferente – Satanás.
Um estudo dos textos acima deve nos revelar alguns outros pontos importantes sobre a existência dos falsos dons espirituais. Primeiro, como podemos ver, essas falsas manifestações podem ser feitas por pessoas que professam o nome de Jesus; realmente, como Jesus disse, muitos alegarão operar alguns milagres em Seu nome. Mas, de acordo com Jesus, não são dEle.
Segundo, haverá milagres, maravilhas e poderosos sinais miraculosos a ponto de enganar a muitos. Em outras palavras, precisamos ser muito cuidadosos para não ser arrastados pela existência do sobrenatural. Embora algo seja feito em nome de Jesus, e pareça ser sobrenatural, não significa que seja um dom genuíno do Espírito.
Finalmente, Satanás está trabalhando com todo o seu poder para enganar tantos quantos possível. Assim, qualquer que seja a manifestação que apareça, sempre devemos prová-las pela Bíblia. Se não estiverem em harmonia com a Palavra de Deus, temos a resposta, não importando quão impressionantes pareçam ser as manifestações. A Bíblia deve ser nosso padrão final.
Com estes poucos pensamentos em mente, o que devemos fazer a respeito desses ministérios que afirmam manifestar todos os tipos de profecias, curas e maravilhas, domingo após domingo? Sem querer julgar ninguém, por que devemos ser cuidadosos? Que tipo de perguntas devemos fazer, e por quê?
"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Gn 40, 41–42 "
Quarta-Feira 13/01/2009
O dom de profecia
Dons Espirituais e Profecias
O médico francês Michel de Notredame (1503-1566), conhecido como Nostradamus, supostamente predisse o grande incêndio de Londres de 1666 com as palavras: “O sangue dos justos será exigido de Londres, queimado pelo fogo no ano 66.” O vidente irlandês Cheiro advertiu o jornalista W.T. Stead em 1894 e novamente em 1911 que ele se afogaria em abril de 1912.
Stead morreu quando o Titanic afundou em abril de 1912. Em 1956, Jean Dixon publicou uma visão em que afirmava que um democrata seria eleito Presidente dos Estados Unidos em 1960, só para ser assassinado no exercício do cargo. John Kennedy, democrata eleito em 1960, foi assassinado em 1963 no exercício do cargo.
4. Como podemos considerar essas predições exatas por pessoas que tinham pouco em comum com os profetas bíblicos? Is 8:19; At 16:16; 2Co 11:14.
Desde que Satanás usou a serpente no Jardim do Éden para enganar Eva, ele tem usado uma grande quantidade de meios humanos para enganar homens e mulheres, inclusive dando predições que se cumpriram. Portanto, o cumprimento de uma predição não é garantia de que essa seja uma profecia verdadeira de Deus.
Ainda assim, profetas e profecias têm uma parte importante no plano de salvação. Essa lição está clara na Bíblia.
5. A profecia, ou o ofício profético, é mencionada em 1 Coríntios 12:8-10 como um dos dons do Espírito Santo. A profecia aparece em primeiro lugar na lista de Romanos 12:6 e em segundo lugar, depois do apostolado, tanto em 1 Coríntios 12:28-30 e Efésios 4:11. Por que o dom profético é tão importante a ponto de ser o único mencionado em todas as quatro listas de dons ou ministérios espirituais?
O propósito do dom profético é fornecer um meio de comunicação entre o Criador e Suas criaturas. As mensagens proféticas nas Escrituras desvendaram o futuro (Dn 2), aconselharam e reprovaram reis (Is 7:3, 4), advertiram dos juízos vindouros (Jr 1:14-16), chamaram ao reavivamento (Jl 2:12, 13) e encorajaram e confortaram o povo de Deus (Is 40:1, 2).
Os profetas eram homens e mulheres que transmitiam a palavra de Deus a suas gerações. A ênfase no dom profético não estava em predizer o futuro (embora esse seja um dos marcos de um profeta verdadeiro), mas em estabelecer o que Deus queria que Seu povo ouvisse.
"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Gn 43,44,45"
Nenhum comentário:
Postar um comentário