quarta-feira, 6 de julho de 2011

Nove Princípios para captação de recursos


Neste artigo, procuramos identificar alguns princípios básicos para uma boa captação de recursos para projetos sociais. São apenas nove pontos que, devidamente seguidos, proporcionarão bons resultados para qualquer projeto social.

1. Educar.

É necessário desenvolver um processo de educação. As pessoas somente efetuarão uma doação se compreenderem quais são as necessidades do projeto e terem alguma identificação com a causa social representada pelo projeto.

2. Solicitar.

É importante saber pedir. Devemos levar em consideração que se trata de um processo complexo e às vezes constrangedor, no entanto é preciso levar em consideração para quem serão destinados os recursos. Os recursos são para um projeto social e não para o solicitante, desta forma fica mais saudável qualquer iniciativa nesta direção.

3. Relacionar.

Ainda que as doações sejam feitas por empresas, deve-se considerar que nunca tomaremos um café com uma pessoa jurídica. Portanto procure manter um bom relacionamento com os (possíveis) doadores, afinal de contas o relacionamento pessoal é fundamental neste processo.

4. Compreender.

Procure compreender as razões pelas quais uma pessoa ou uma organização efetua uma doação. Os motivos podem ser diversos, variando desde o interesse pela causa social representado pelo projeto social até pelo simples interesse na dedução fiscal. Não importa os motivos, mas é bom compreender quais são eles.

5. Classificar.

Recursos são sempre importantes e fundamentais num processo de captação de recursos, principalmente se o projeto social carece dos mesmos. Porém é de vital importância a seleção dos possíveis doadores. Relacionar um projeto social a nomes ou pessoas de má reputação, pode ser uma péssima idéia para a sobrevivência do seu projeto ao longo do tempo.

6. Agradecer.

Tenha sempre um coração disposto a agradecer. Ainda que os valores e a freqüência das doações não sejam o desejado para seu projeto, procure agradecer sempre. Este princípio fará com que novas doações sejam efetuadas.

7. Reter.

Reter um doador é mais fácil do que conseguir um novo doador. Desta forma procure alternativas para manter o doador informado a respeito do andamento do projeto, quais resultados foram obtidos, como foi importante a participação naquele período, enfim... sabendo os motivos que levam o doador a efetuar a doação, ficará mais fácil a continuidade das doações.

8. Manter.

Manter uma boa reputação, tanto pessoal como institucional é de fundamental importância. Uma imagem pessoal desgastada pode custar muito caro e assim comprometer o projeto como um todo.

9. Prestar contas.

Quando um doador possui informações suficientes a respeito dos resultados obtidos e alcançados pelo projeto, fica mais fácil a continuidade das doações futuras. Procure quantificar os resultados e apresentá-los em formas de relatórios e realizando uma avaliação do projeto. Desta forma, o doador terá uma visão do todo e poderá avaliar onde os recursos foram aplicados e como foram investidos.

Para finalizar, nós devemos considerar cuidadosamente todas as abordagens de captação de recursos que utilizamos. É importante saber se os nossos métodos de captação de recursos estão refletindo os valores da nossa organização.

Autor: Urias França Jr

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