sexta-feira, 20 de maio de 2011

2º Trimestre/2011 – Vestes de esplendor

Estudo adicional

Leia de Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 206, 210, “A Reabilitação do Homem”; Profetas e Reis, p. 668, “Instruídos na Lei de Deus”; O Desejado de Todas as Nações, p. 754, “O Calvário”; O Grande Conflito, p. 460, “Restauração da Verdade”.

A vestidura branca é a pureza de caráter, a justiça de Cristo comunicada ao pecador. Esta é na verdade uma vestimenta de textura celestial” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 88).

Perguntas para reflexão:
1. Pense mais sobre as formas de adoração que eram verdadeiras, e não obstante inaceitáveis diante de Deus, conforme Isaías 1. Quais são as formas de culto oferecidas hoje, mesmo por nós, que poderiam ser inaceitáveis ao Senhor?


O problema é a adoração em si ou é outra coisa, como, por exemplo, o que os adoradores estão fazendo quando não estão adorando? Comente.


2. O que está acontecendo em Isaías 61:2, 3? Como podemos experimentar essas promessas?


3. Delmore Schwartz escreveu uma pequena história sobre uma nevasca na cidade de Nova York, que havia criado, miraculosamente, aquelas belas estátuas por toda a cidade. As pessoas ficaram espantadas. A cidade inteira ficou paralisada. Seu personagem principal estava especialmente comovido, e até deixou seu trabalho, para que pudesse ficar sem fazer nada, apenas contemplando as estátuas, que pareciam ter dado a ele um significado e propósito na vida, que nada mais havia lhe dado. Então, de acordo com a história, caiu uma chuva constante e violenta, e todas as estátuas desapareceram durante a noite. No fim da história, o personagem principal caiu ou pulou na frente de um trem e morreu.


A lição é que, ao firmar nossa esperança nas coisas deste mundo, estamos destinados ao desapontamento, porque a Terra se desgasta “como um vestido”. Quais foram suas próprias experiências a respeito da facilidade com que as coisas deste mundo decepcionam?

Respostas sugestivas:


1: Rebelião, maldade, prostituição espiritual, avareza…; estamos sujeitos aos mesmos erros; a prevenção é a oração.


2: Isaías ficou desesperado ao ver a santidade e o poder de Deus, em comparação com sua impureza e fraqueza.


3: Um serafim tirou uma brasa do altar, e com ela tocou a boca de Isaías, oferecendo perdão para seu pecado.


4: Os céus e a Terra desaparecerão; os perseguidores morrerão, mas a salvação dos justos durará para sempre.


5: O Servo de Deus libertará Seu povo; a nação deve se purificar, usar vestes de justiça e anunciar a libertação.


6: Libertação, sacerdócio do povo, prosperidade; reconhecimento mundial dessas bênçãos.


7: Cura, libertação, salvação e consolo; poder, alegria, louvor e obediência; testemunho aos incrédulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário