domingo, 22 de maio de 2011

Um tição tirado do fogo - Zeloso por Jerusalém

Lição 09 Domingo, 22 de maio

Zeloso por Jerusalém

1. Leia Zacarias 1 e 2 e responda: Em meio a todos esses símbolos, qual é a mensagem do Senhor? Que princípios bíblicos claros são vistos no texto? Como esses princípios se manifestam hoje? Que promessas são feitas e quais são as condições?


Embora Jerusalém estivesse em ruínas, porque havia sido conquistada por Babilônia 70 anos antes, Deus proveu esperança para o futuro da cidade. Zacarias recebeu a mensagem do Senhor de que não só o templo, mas Jerusalém seria reconstruída. Zacarias começou declarando aos seus ouvintes que o Senhor tinha ficado ofendido, “indignado”, com seus pais. Mas Zacarias imediatamente encorajou os ouvintes, assegurando-lhes que, se eles se voltassem para Deus em humildade e arrependimento, Ele Se voltaria para eles (Zc 1:1-3). As visões de Zacarias eram destinadas a dar força e inspiração, para que continuassem edificando o templo em Jerusalém, para a adoração a Deus.


Após a primeira visão de Zacarias, narrada no capítulo 1, o Senhor deu um incrível encorajamento, dizendo: “Com grande empenho, estou zelando por Jerusalém e por Sião”; e ainda: “Portanto, assim diz o Senhor: Voltei-Me para Jerusalém com misericórdia; a Minha casa nela será edificada, diz o Senhor dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém” (Zc 1: 14, 16).


O homem com o cordel representava os planos para a reconstrução da cidade de Jerusalém e do templo na época de Zacarias. Mas apenas com os alicerces, a edificação do templo parecia ser uma impossibilidade.


Pouco antes da visão de Zacarias sobre as vestes imundas de Josué, ele recebeu uma mensagem de esperança para comunicar aos judeus, registrada em Zacarias 2:10-13. Deus lhes disse: “Cante e alegre-se” (v. 10, NVI); depois prometeu viver com eles. Como essa mensagem deve ter sido animadora, nesse momento em que o povo de Deus tentava se reunir para adorá-Lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário