terça-feira, 24 de maio de 2011

2° Trimestre 2011 - Um Tição tirado do fogo

lição 09 terça 24 de maio

O Anjo do Senhor

Até agora, em Zacarias 3, nossa atenção se concentrou em dois personagens, Satanás e o sumo sacerdote Josué. Mas há um terceiro personagem, evidentemente a figura central na narrativa: “o Anjo do Senhor”.

3. Quem é o “Anjo do Senhor?” Êx 3:2-14; Zc 3:1, 2


O que vemos ali, de forma vívida, é uma miniatura do grande conflito, uma batalha travada sobre cada pessoa que colocou a vida nas mãos de Jesus, o Senhor, em fé e arrependimento. Lembre-se do contexto: Sendo severamente castigados, os israelitas “se humilharam perante Deus e a Ele volveram com arrependimento verdadeiro” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 468). Foi nesse momento que a obra de Satanás como acusador foi revelada. Qual foi exatamente a acusação, não nos é dito, mas dada a história bíblica, e tendo em conta o que sabemos sobre a natureza humana, seguramente não foi um quadro bonito.

4. Leia Zacarias 3:1-3. O que nos diz a realidade das vestes de Josué?


O fato de Josué, o sumo sacerdote, ter sido considerado uma pessoa que vestia roupas imundas só destaca a profundidade do pecado. Desde o começo da aliança entre Deus e Israel, o sacerdócio como um todo, os levitas e, especialmente, o sumo sacerdote, eram especiais, mesmo no meio da nação eleita, chamada pelo Senhor para um papel e função únicos em Israel, um papel e função santos (Êx 38:21; Nm 1:47-53; 3:12). Entre todos os israelitas, eles deveriam ter permanecido, simbolicamente, com as roupas mais limpas.


Colocando tudo isso de lado, o restante do capítulo torna claro que, apesar de seu passado e de suas falhas, o “Anjo do Senhor” está ali para defendê-los das acusações de Satanás, independentemente de saber se as acusações são verdadeiras ou falsas. “O Anjo do Senhor”, Jesus, está ali para salvar e redimir. Essa é, sem exceção, a verdade mais importante em todas as Escrituras.


Apesar de nossa indignidade, é crucial que nunca esqueçamos o papel do “Anjo do Senhor” em nosso favor. Como podemos manter essa verdade diante de nós em todos os momentos, e ainda não nos iludirmos, tirando dela falsas conclusões? Quais seriam algumas dessas falsas conclusões? Comente sua resposta com a classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário