quinta-feira, 19 de maio de 2011

2º Trimestre/2011 – Vestes de esplendor

lição 08 quinta 19 de maio

As vestes da salvação



Alguns dos textos mais famosos de toda a Bíblia aparecem em Lucas 4:16-20, quando Jesus Se levantou na sinagoga de Sua cidade natal e leu o capítulo 61 do livro de Isaías. Então, para grande espanto dos que ouviam, Ele declarou: “Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir” (Lc 4:21).



6. Quais são os temas de Isaías 61? Quais desses temas são selecionados e explicados no Novo Testamento? Veja, por exemplo, o verso 6. Como o evangelho é apresentado nesse capítulo?


Esses versos são tão ricos, cheios de todo tipo de imagem do Antigo Testamento que, finalmente, se tornam parte do Novo Testamento. O verso 10 é fundamental ao nosso interesse: “A providência tomada é completa, e a eterna justiça de Cristo é colocada ao crédito de toda pessoa crente. As vestes, preciosas e sem mácula, tecidas nos teares do Céu, foram providas para o pecador arrependido e crente, e ele poderá dizer: ‘É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois Ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias’” (Is 61:10, NVI; Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 394).


O verbo traduzido por “se adorna” vem de uma palavra hebraica que significa “fazer o trabalho de um sacerdote”, uma profecia da compreensão da Nova Aliança, de todo o povo de Deus, vestido com as vestes da salvação, atuando como “sacerdotes”. Eles atuam, não como mediadores como foram os sacerdotes do Antigo Testamento, nem como Jesus. Atuam mais no sentido de testemunhar aos outros sobre a misericórdia, graça e salvação de Deus.



7. Que promessas você pode tirar de Isaías 61? Como aplicar essas promessas na prática? O que precisamos mudar para receber essas promessas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário