segunda-feira, 16 de maio de 2011

2º Trimestre/2011 – Vestes da graça

Lição 8 14 de maio

Vestes de esplendor


VERSO PARA MEMORIZAR: “É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois Ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias” (Is 61:10, NVI).

Leitura para o estudo desta semana: Is 1-5; 6:1-8; 51:6-8; 61; Lc 4:16-20

Vivendo entre os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, Isaías pregou por mais de quatro décadas tumultuadas, durante as quais ele produziu alguns dos mais ricos textos da Bíblia. Escrito durante um período de turbulência política, moral, militar e econômica, o livro de Isaías é permeado, não apenas de advertências de trevas e destruição sobre os impenitentes, mas com temas da salvação, libertação e esperança. A esperança é encontrada no “Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel”, Aquele que diz: “Sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar” (Is 48:17).


Isaías exortou o povo a vestir as vestes gloriosas da justiça e a aceitar a salvação de Deus. Ilustrações descrevendo roupas, mantos e pano de saco ajudam a ensinar verdades espirituais que têm ecoado através dos séculos. Para os contemporâneos de Isaías, e nós, a questão é, mais uma vez: reivindicamos as vestes para nós mesmos, ou continuamos na vergonha de nossa própria impureza e nudez?

Nenhum comentário:

Postar um comentário