terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Lição da Escola Sabatina - O Dons Espirituais e 1 Corintios 14

lição 03
Quinta-Feira 15/01/2009


O dom de profecia
Dons Espirituais e 1 Corintios 14


A igreja de Corinto tinha muitos problemas: divisão, imoralidade, casos entre os crentes levados ao tribunal, problemas de casamento e abuso da Ceia do Senhor. Outro problema envolvia os dons espirituais, parti­cularmente o uso do dom de línguas (1Co 14:1-5).


6. Qual era o dom de línguas no livro de Atos? Tomando por base apenas o que esses textos dizem, que tipo de línguas estavam sendo faladas? At 2:1-11


7. Quais eram as línguas faladas na igreja de Corinto? 1Co 14:1-25


Quando aplicamos o princípio de que a Bíblia é seu próprio intérprete, isto é, as passagens obs­curas são explicadas por outras mais claras, temos que concluir que as línguas em 1 Coríntios 14 são da mesma natureza das línguas do livro de Atos, especialmente porque a mesma palavra grego glossa é usada em ambos os livros. Em outras palavras, a evidência é de que as línguas em ambos os lugares eram a habilidade sobrenatural de falar em línguas estrangeiras e não a noção comum e popular a respeito do dom de línguas hoje, em que as pessoas repetem sons em línguas desconhecidas.


Deus também trabalha por meio da inteligência do homem. Será que o Senhor, que nos advertiu contra as repetições como fazem os pagãos (Mt 6:7, NEB), iria inspirar alguém para produzir ruídos desconhecidos? Em 1 Coríntios 14:22, as línguas são um sinal para os incrédulos, como no Pentecostes. Então, como alguém pronunciando ruídos que ninguém entende poderia servir de sinal para os incrédulos? As línguas, como Atos 2 mostra, são idiomas reais. Além disso, os dons espirituais foram dados para o bem comum (1Co 12:7), excluindo o uso de um dom puramente para a satisfação pessoal, como são usados hoje os dons modernos denominados de línguas.


Apesar de todas as manifestações de línguas extáticas de hoje, em nenhuma parte a Bíblia ensina que o dom de línguas seja algo diferente de línguas humanas. O moderno falar em línguas, chamado de glossolalia, não é o mesmo que o dom de línguas bíblico.


Pense nas palavras que fala diariamente. Quanto disso é conversa significativa, propositada, e quanto é gracejo sem sentido?


"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Gn 46,47"




Nenhum comentário:

Postar um comentário