segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

lição da escola Sabatina - Patriarca e Profeta


Domingo 04/01/2009

O Dom Profético
Patriarca e Profeta

1. Em Gênesis 20:7, encontramos a primeira menção à palavra profeta (hebraico nab) na Biblia. Em que contexto ela foi usada? O que podemos aprender do contexto sobre quem era o profeta e como agia?

No Pentateuco (os primeiros cinco livros da Bíblia). A palavra profeta descreve o receptor da revelação divina. Durante o tempo dos juízes, a palavra vidente(em hebraico ro’eh) parece ter entrado em uso (ISm 9:9,11,18,19); então, mais tarde, o uso reverteu novamente para o termo mais antigo.

Os profetas não eram apenas porta-vozes de Deus, mas, em certas ocasiões, também, eram intermediários entre Deus e o povo. Em Genesis 20,Abraão foi intermediário entre Deus e Abimeleque – ele deveria orar a Deus em favor de Abimeleque.

Abraão é uma figura preeminente no Antigo Testamento. Por três vezes, nas Escrituras, ele é chamado de amigo de Deus (2Cr 20:7; Is 41:8; Tg 2:23). Quando completou 99 anos de idade, Deus lhe disse: “Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti” Gn 17:6), uma promessa que, humanamente falando, parecia impossível. Por ter Abraão acreditado em Deus, apesar do que a razão humana hhe dizia, ele se tornou “o pai de todos os que crêem (Rm 4:11).

Considerando que Abraão esteve para sacrificar o filho em resposta à ordem de Deus (Gn 22), parece incrível que ele tivesse mentido a Abimeleque com respeito a Sara (Gn 20:2). Porém, a situação é muito natural.

“Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós” (Pv 27:19,NVI).

A manifestação ocasional da antiga natureza remanescente no crente, a apostasia dos filhos de Deus em todas as eras e nosso triste afastamento do caminho da justiça são suficientes para explicar a deplorável conduta do “pai de todos os que creem”. Quão humano era Abraão!

Momentos de grande fè, momentos de profundos lapsos. Qual seguidor do Deus de Abraão não pode se identificar com ele?


"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Gn 12, 13, 14, e 15"




Nenhum comentário:

Postar um comentário