domingo, 18 de janeiro de 2009

Lição da Escola Sabatina - O Dom de Profecia e a Igreja Remanescente

Lição 04

Sábado – 17/01/2009


O dom de profecia e a Igreja Remanescente


VERSO PARA MEMORIZAR: " Irou-se o dragão contra a mulher e foi pele]ar corn os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus" (Apocalipse 12:17).


Leituras da semana: Ap 12; 14:1-12

O tema do remanescente aparece pela primeira vez com Noé e sua família (Gn 7:23) e ressurge na história de Israel. O apóstolo Paulo se refere a um remanescente (Rm 11:5) que era, então, constituído de judeus que aceitaram Jesus e que mais tarde se tornaram o núcleo da igreja cristã.

No livro de Apocalipse, aparece um remanescente nas igrejas de Tiatira (Ap 2:24) e Sardes (Ap 3:4), e também no capitulo 12 - o assunto de nosso estudo nesta semana.

Nem sempre o remanescente fiel de Deus foi visível; isto é, desde os primeiros até os últimos dias, Deus sempre tem Seus fiéis em diferentes denominações, a quem é feito o chamado:

"Retirai-vos dela [Babilônia], povo Meu" (Ap 18:4). Não obstante, existe uma descrição especifica do remanescente de Deus nos últimos dias.

Prévia da semana:

Que representam os símbolos em Apocalipse 12?

Que eventos na história podem set vistos como cumprimento desse capitulo?

O que significam as expressões “o testemunho de Jesus" e "o espírito de profecia"?


"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Êx: 1,2,3,4"




Lição 04

Domingo – 18/01/2009




O dom de profecia e a Igreja Remanescente

O bem contra o mal: Ato I


1. Quem são alguns dos personagens do grande conflito? Ap 12:1-6

Apocalipse 12 introduz de forma simbólica o grande conflito entre Cristo e Satanás e descreve seu progresso desde o tempo de Cristo até o tempo do fim.

No verso 1, João vê um sinal deslumbrante - uma mulher grávida, "vestida do sol com a lua debaixo dos pés”, e usando uma coroa de doze estrelas. Ele cha¬ma esse aparecimento de um "grande sinal'; indicando que a mulher é mais que uma simples mulher.

Ela é o símbolo da igreja, ou do povo fiel de Deus (veja Is 54:5-6; 2Co 11:2). A aparência deslumbrante da mulher a liga a Jesus, o Sol da Justiça (Ml 4:2; Ap 1:16).

2. De acordo com Apocalipse 12:6, a mulher foge do dragão indo para o de¬serto, onde é colocada aos cuidados de Deus por 1.260 dias. Sobre que assunto esse texto está falando, e o que simbolizam os 1.260 dias? Dn 7. 25; Ap 12:14; 13:5

Até o século 19, a maioria dos estudiosos das profecias usava aqui o princípio dia-ano, e entendia que os 1.260 dias se referiam ao tempo da perseguição da Igreja durante a Idade Média, um período de 1.260 anos.

E com boa razão. Primeiramente, toda a seção está cheia de símbolos que não são tomados literalmente; então, por que o elemento de tempo deveria ser tomado literalmente? Segundo, as várias expressões de tempo usadas em Daniel e Apocalipse, "um tempo, dois tempos e metade de um tempo" (Dn 7:25; 12:7; Ap 12:14), "quarenta e dois meses" (Ap 11:2; 13:5) e os "mil duzentos e sessenta dias" (Ap 11:3; 12:6) não são a maneira natural de se expressar três anos e meio literais (veja Lc 4:25 e Tg 5:17).

Por essas razões, e outras mais, os adventistas do sétimo dia (em contraste com a maioria dos cristãos de hoje) interpretam os 1.260 dias como sendo 1.260 anos, e vêem isto como uma referência ao período da supremacia papal do sexto século até o fim do século 18.

Quais são alguns dos símbolos comuns mais usados em sua sociedade e cultura?A que propósito eles servem? Qual a vantagem (e a desvantagem) deles? Como você usa os símbolos em sua vida diária?


"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Êx: 5,6,7,8"





Lição 04

Segunda–19/01/2009


O Dom de Profecia e a Igreja Remanescente
O bem contra o mal: Ato II


Apocalipse 12:7-12 é um interlúdio na história. Relata a queda de Satanás no Céu e sua expulsão para a Terra. Conseqüentemente, temos um vislumbre da origem do grande conflito desde o seu início em outra parte do Universo. Esse deslocamento da narrativa entre Céu e Terra deve nos dizer como esses even¬tos estão intimamente relacionados e são mutuamente influenciados.

Verdadeiramente, estamos no meio de uma batalha cósmica!
Apocalipse 12:13-17 retoma a história do verso 6 e descreve em condições simbólicas a perseguição da Igreja Cristã, primeiramente, pelo Império Romano e, mais tarde, pela Igreja apóstata romana.

3. O que representam esses símbolos? Ap 12:6, 13-! 7

Nesses versos, uma torrente de água é enviada contra o povo de Deus, simbolizan¬do exércitos em perseguição (Jr 46:7-8; 47:2; Dn 9:26). Em contraste, em Apocalipse 12:16, a Terra é descrita como ajudando a igreja perseguida.

Em 1620, os primeiros peregrinos, fugindo da perseguição religiosa na Europa, chegaram ao continente americano. Neste continente recém-descoberto, eles encontraram abrigo seguro onde os exércitos dos poderes europeus não os poderiam alcançar. Assim, simbolicamente, o novo continente americano absorveu os exércitos perseguidores.

Em Apocalipse 12:17, estamos agora no tempo posterior ao período de 1.260 dias (que terminou no fim do século 18). Satanás, vendo-se impossibilitado de eliminar o povo fiel de Deus, está irado contra um grupo particular, chamado "os restantes da sua descendência”.

4. Qual é a primeira marca de identificação desse remanescente especial? Ap 12:17.

Como estes textos nos ajudam a entender o que significam "os mandamentos de Deus"? Mt 24:20, Rm 3:31; Ef 6:1; Tg 2:9-11; 1Jo 3:4

Como Deus poderia ter tornado isto mais simples? Esse remanescente do tem¬po do fim será distinguido, em primeiro lugar, pelo fato de que guarda os manda¬mentos de Deus, todos eles, o que, evidentemente, inclui o sábado.

Que certeza você tem a respeito do chamado de Deus para guardarmos Seus mandamentos?

Como você pode estar certo de que o Senhor nos ordena guardá-los?

Como você responde aos argumentos contrários à guarda dos mandamentos, especialmente do sábado?


"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Êx: 9,10,11"


Lição 04

Terça – 20/01/2009

Remover formatação da seleção

O Dom de Profecia e a Igreja Remanescente
O testemunho de Jesus

O segundo marco identificador da igreja remanescente é "o testemunho de Jesus" (martyria lesou). Essa expressão aparece seis vezes no livro de Apocalipse (Ap 1:2, 9; 12:17; 19:10; 20:4).

5. O que significa a expressão "o testemunho de Jesus" nos textos seguintes? Ap 1:2, 9; 19:10; 20:4

Duas explicações gramaticalmente possíveis para seu significado têm sido apresentadas.

A primeira posição interpreta "o testemunho de Jesus" como o tes¬temunho do homem com respeito a Cristo.

A segunda visão entende que “o teste¬munho de Jesus" é a autor revelação de Jesus - Seu próprio testemunho.

Um estudo da palavra testemunho nos escritos de João indica que, sempre que aparece na mesma construção gramatical como em Apocalipse, se refere ao auto-testemunho de Jesus (Jo 1:19; 3:11, 32-33; 5:31). Em contraste, a idéia de teste¬munhar sobre alguém nos escritos de João é constantemente expressa por uma construção gramatical diferente.

No livro de Apocalipse, então, a expressão "o testemunho de Jesus" também deve ser entendida como testemunho de Jesus sobre Si mesmo, e não o testemunho do remanescente sobre Ele.

Isto é apoiado por um estudo dos textos no próprio livro de Apocalipse. Em Apocalipse 1:2 é dito que João "atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus': Assim, "a palavra de Deus" se refere ao que Deus diz e é paralelo do "testemunho de Jesus" Portanto, "a palavra de Deus" é simples¬mente o que Jesus diz; é o testemunho que Jesus dá de Si mesmo.

O mesmo acontece em Apocalipse 1:9. João se apresenta com suas credenciais e diz que está na ilha de Patmos por causa "da palavra de Deus e do testemunho de Jesus” Novamente, o paralelismo entre a "palavra de Deus" e “o testemunho de Jesus" é claramente discernível.

Assim, de acordo com o princípio de que a Bíblia e seu próprio intérprete, todo texto no livro de Apocalipse em que aparece a expressão “o testemunho de Jesus]”; sempre se refere ao testemunho que Jesus dá de Si mesmo.

Como Jesus se revelou a você? Você gostaria de conhecê-lo melhor? Qual é a única maneira de fazê-lo?

"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Êx: 12,13"




Lição 04
Quarta – 21/01/2009



O Dom de Profecia e a Igreja Remanescente
O Espírito de Profecia

6. Apocalipse 19:10 diz: "Pois o testemunho de ]esus é o espírito da profecia': Em rodas as Escrituras, a expressão "o espírito de profecia" aparece só neste texto. O que significa? 1Co 12: 8-10, 28; Ef 4:11

0 paralelo mais próximo da expressão "o espírito de profecia" na Bíblia é encon¬trado em 1 Coríntios 12:8-10. Nesse verso, Paulo se refere ao Espírito Santo, que dá o dom de profecia, entre outros dons (charismata); e a pessoa que recebe esse dom é chamada de profeta.

Nestes textos, assim como em 1 Coríntios 12:28, aqueles que tem o dom de profecia (verso 10 do mesmo capítulo) são chamados de profetas - em Apocalipse 22:8-9, aqueles que têm o espírito de profecia (Ap 19:10) também são chama¬dos de "profetas”.

"Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; ado¬ra a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia" (Ap 19:10).

"Prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro" (Ap 22:8-9).

A circunstâncias nas duas passagens é a mesma, João cai aos pés do anjo para adorá-lo. As palavras da resposta do anjo são quase idênticas, mas a diferença é significativa. Em Apocalipse 19:10, os irmãos são identificados pela frase "que mantêm o testemunho de Jesus': Em Apocalipse 22:9, os irmãos são chamados simplesmente de "profetas”.

Se o princípio protestante de interpretar a Bíblia pela própria Bíblia signifi¬ca qualquer coisa, essa comparação deve levar à conclusão de que "o espírito de profecia" em Apocalipse 19:10 é o dom profético, que é dado não para os membros da igreja em geral, mas só para aqueles que foram chamados por Deus para ser profetas.

Essa não é uma interpretação puramente adventista. O estudioso luterano Hermann Strathmann fala sobre "irmãos que têm o testemunho de Jesus" em 19:10: "De acordo com o texto paralelo de 22:9, os irmãos mencionados não são os crentes em geral, mas os profetas .... Se eles tiverem o martyria lesou [o teste¬munho de Jesus], então, têm o espírito de profecia, i.e., são profetas" (Theological Dictionary of the New Testament, v. 4, p. 501).


"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Êx: 14,15"




Lição 04

Quinta – 22/01/2009



O Dom de Profecia e a Igreja Remanescente
A igreja remanescente


Pelo nosso estudo realizado até agora, entendemos que em Apocalipse 12:17 "os restantes da sua descendência" se referem à igreja remanescente visível de Deus, que podem ser reconhecidos por duas características específicas:

(1) "guardam os mandamentos de Deus" como Deus lhes deu no Monte Sinai, inclusive o mandamento do sábado; e

(2) "têm o testemunho de Jesus” que é o espírito de profecia, ou o dom profético.

O movimento adventista, que guarda o sábado desde antes de sua organização. em 1863, sempre apelou a esses sinais identificadores. Como adventistas, proclamamos os Dez Mandamentos, inclusive o dia de sábado; e cremos que, como igreja,temos o testemunho de Jesus; isto é, que Deus Se manifestou na vida e na obra de Ellen G. White.

Assim, a Igreja Adventista do Sétimo Dia não é só uma igreja entre multas. É uma igreja prevista profeticamente. Deus chamou esta igreja à existência para um propósito muito específico - proclamar as três mensagens angélicas a um mundo agonizante.

7. Quais são algumas das características do povo de Deus no tempo do fim? Ap 14:6-12.

Que elementos entram em jogo, e como somos justificados em aplicar esses versos a nós mesmos e ao nosso chamado?

Como adventistas do sétimo dia, cremos que somos membros da igreja rema¬nescente de Deus. Porém, essa identificação com a igreja remanescente não nos :concede um status exclusivo diante de Deus. Você pode ser parte desse remanes-:ente corporativo e ainda estar perdido. A salvação não está garantida pela comunhão com qualquer igreja. Somos salvos como indivíduos, não como igreja.


"
Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Êx: 16,17"




Lição 04

Sexta 23/01/2009



O Dom de Profecia e a Igreja Remanescente
Estudo Adicional



Ellen G. White, Primeiros Escritos, "Prefácio histórico"

Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White.

Como mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam à igreja conforto, orientação, instrução e correção.

Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência" (Nisto Cremos, ed. 1989, p. 290) .

Um estudo da idéia de remanescente no Antigo Testamento revela alguma características interessantes. Talvez a mais importante seja que, ao longo de toda a Bíblia, os remanescentes eram os que viviam com maior luz que os outros.

Noé teve luz sobre o Dilúvio que se aproximava. Abraão teve a luz sobre o Deus verdadeiro. A nação de Israel adorava o Senhor no santuário, enquanto seus vizinhos pagãos sacrificavam crianças em seus altares ou se curvavam diante de estátuas de gatos, bois e outros animais. Em resumo, a idéia de remanescente está mais ligada a uma revelação da verdade e do caráter de Deus que com a santidade daqueles que tinham esse conhecimento.

Qual é a lição? Como mostra a lição de quinta-feira, fazer parte do remanescente significa ter grande luz, e saber que, com essa luz vêm importantes responsabilidades. Não significa automaticamente que você tem a salvação; nem significa que os que não fazem parte do remanescente estejam perdidos.

Perguntas para consideração

1. Que mensagem importante é achada em Lucas 12:48 para os que acreditam fa¬zer parte da igreja remanescente?

2. A afirmação de que somos a"igreja remanescente" pode soar muito arrogante e exclusiva. Mas por que faz sentido que Deus tenha um povo especial com uma mensagem igualmente especial nos últimos dias? Isso é real? Comente.

3. Se apenas o fato de pertencer ao remanescente não garante a salvação, qual é a vantagem de fazer parte dele?

Respostas sugestivas:

Pergunto 1: A Igreja, Satanás e o Descendente da mulher: Jesus.

Pergunta 2: A perseguição promovida pela Igreja contra os fiéis de Deus. Os 1.260 dias simbolizam o período de dominação da igreja romana.

Pergunta 3: O dragão simboliza Satanás; a mulher representa a igreja de Deus; o rio representa a perseguição; a terra representa o refúgio que Deus proveu para Sua igreja; o Descendente representa Jesus. Os restantes da descendência da mulher representam o povo de Deus nos últimos dias.

Pergunta 4: A guarda dos Dez Mandamentos de Deus.

Pergunto 5: Representam o dom de profecia concedido a Igreja.

Pergunta 6: O dom profético.

Pergunta 7: Adora o Deus Criador, afasta-se dos poderes religiosos apóstatas e mantém-se fiel a Deus em suas crenças prática.


"Ano Bíblico: Ler Cápitulos: Êx: 18, 19, 20"





Nenhum comentário:

Postar um comentário